quarta-feira, 13 de março de 2019

Assedio Moral| Aprovada ontem lei sobre Assédio Moral nas empresas

Ontem à noite, dia 12/03/2019,  foi aprovada lei do Assédio Moral nas Empresas, apesar das discussões girarem em em torno da questão da mulher e o assédio sofrido por pessoas do sexo feminino, muitas vezes podendo ser caracterizado também como Assédio Sexual.

O Assédio Moral tem um sentido amplo relacionado a questões raciais ou apenas ofensas no ambiente de trabalho, menosprezando a pessoa, questionando a função exercida, conduta, condição física, fazer piada e outros.

Tirania Assédio Moral

Nos Estados Unidos a Lei é chamada Lei da Tirania do Assédio Moral, desta maneira o assédio é exercito sobre uma situação de poder que um tem sobre o outro.

A relação de poder pode ser no âmbito do trabalho onde o agressor tem uma posição de liderança, ou superioridade em relação ao agredido, ou ainda no âmbito do Assédio Sexual onde o homem pensa ter direitos sobre o sexo oposto, ou ainda relação de poder em relação ao tempo de serviço onde um estagiário por exemplo pode ser agredido por pessoa de mesma função.

Importância da Lei Assédio Moral
Para muitos psicólogos e estudiosos das relações de trabalho, a regulamentação, criação e aprovação da Lei permitirá que o agressor seja inibido ao praticar Ato de Assédio Moral, sobre pena de multa e reclusão .

As empresas também são responsáveis pela identificação da agressão e cumprimento da lei junto as relações do cotidiano do trabalhador.