Sempre me interessei pelo Realismo Naturalismo e Romantismo, acho que já disse isso em algum post , ai comecei logo por um título bem sugestivo " Moreninha", de Joaquim Manoel de Macedo. E buscando os trechos do tão falado Realismo Naturalismo que aborda as características do povo brasileiro, então vou tentar fazer um resumo do livro.
Personagem Principal: Carolina ( A Moreninha) e Augusto ( o homem apaixonado), a Moreninha é prima de um dos melhores amigos de Augusto, na narrativa o narrador identifica as características físicas da menina e das tias que moram em uma casa no litoral.
O romance é caracterizado como do período romântico pela data da sua publicação 1.844, além disso possui uma estrutura textual que pode ser utilizada no teatro com parágrafos identificados pelo travessão que são as falas dos personagens.
Personagens Secundários: Augusto, Felipe e Leopoldo . Felipe convida Augusto para passar o final de semana na casa de suas tias, os três são estudantes e residem em São Paulo, é nessa casa que Felipe conhece Carolina (A Moreninha).
Neste convite o autor descreve as características físicas das meninas, já que Augusto pergunta se as primas de Felipe são gentis e Leopoldo quer saber se elas são bonitas?
" - A mais moça tem olhos azuis , loira , faces cor-de-rosa e seios alabastros. "
Depois de saber das características das primas uma pálida e outra de olhos azuis de Felipe, Augusto pergunta sobre a irmã de Felipe :
" -Sim, tenho uma irmã é uma Moreninha de quatorze anos, chamada Carolina."
As Visitas de Augusto
O livro é repleto de conteúdo cultural que revelam característica dos personagens incluindo a fonte que tem origem das lágrimas de uma índia, apaixonada por um índio e não correspondida ela chora as lágrimas dando origem a cascata, a fonte está no quintal da casa de Carolina.
Apesar de possuir algumas características da época , o texto parece bem atual eu me transportei para um convívio entre moças jovens e mais velhas, no entanto algo que chama a atenção no início do livro é a idade que tem Carolina 14 anos, em alguns trechos ela revela traços infantis como brincar de boneca e esconde esconde , coisas que deixam Augusto confuso.
Além disso os dois devem lembrar-se de um momento do passado, quando Augusto deixa um breves para uma criança que está no leito de morte de seu pai, depois de encontrar o breves com Carolina , Augusto tem certeza de que é apaixonado por ela.
Fim