sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Divertidamente 2

Por Patrícia Kelly em agosto 09, 2024

 


Agora foi a vez do cinema, e em meio a muita confusão e dois sobrinhos que dão o que falar fui eu e a família, é claro,  assistimos ao filme divertidamente dois, o que não falta é comentários sobre as emoções, com destaque para o meu sobrinho mais novo que afirma possuir todas as emoções apresentadas no filme, talvez seja mais um caso de superdotação na família rsrs. 

Mas, bora falar do filme e tentar fazer uma sinopse, eu não assisti o filme divertidamente 1 ,onde a Riley ainda é uma criança e as emoções que experimenta são medo, nojinho. raiva, alegria e tristeza, desta maneira  novas emoções são apresentadas no filme a inveja e a ansiedade onde a Riley tem apenas 11 anos de idade.

A menina ainda não se apaixonou, é uma pré-adolescente que acaba de completar 11 anos de idade e muda de escola e também de time , ela é obrigada a fazer novas amizades, ao mesmo tempo que a nova instituição oferece perspectivas para sua vida adulta . 

Dentro do sistema cerebral da Riley ela experimenta as novas emoções com destaque para a ansiedade, que causa pane no sistema e mantem prisioneira todas as outras emoções, no novo filme também aparece o tédio que é um personagem constantemente ligado no celular, e poucas aparições da nostalgia, acho que este personagem pode ter maior ou menor destaque dependendo da pessoa. 


O filme divertidamente foi inspirado em Teoria de Pscologia?

Sim, e eu já fiz a pesquisa o filme da Pixar, Divertidamente, foi inspirado em teoria das emoções do psicólogo Paul Ekman, onde estuda a natureza das emoções , a expressão que causa, bem como a capacidade cerebral de produzir. 


Qual a relação do que acontece no filme com a Teoria de Augusto Cury? 

No filme a ansiedade é a propulsora da orientação desordenada das ações da Riley e em alguns momentos ela influencia as outras emoções , de maneira que Riley abre diversas janelas na sua mente, uma delas é relacionada ao futuro já que se ela fizer parte do time de Hokey pode ganhar uma bolsa na universidade. 

Augusto Cury chama de janelas da alma a orientação das emoções dentro do sistema cerebral, desta maneira Riley abre uma janela ansiosa para o futuro, a janela ansiosa é um indicio que ela está sofrendo de ansiedade, já a janela do futuro aberta de maneira correta é possível de ser vista sobre uma perspectiva harmoniosa. 


O aumento das emoções pode ter relação com a inteligência emocional da criança?

Eu acredito que sim, já que uma criança muito pequena, bebê, pode experimentar emoções como raiva, nojo, medo, o número de emoções cresce a medida que o sistema cerebral é capacitado para absorver, os humanos aprendem na relação com outros humanos e por meio de cognição. 
Quanto mais emoções vividas maior é a capacidade do celebro para absorver, no entanto a capacidade de lidar com estas emoções é chamada de inteligência emocional, uma pessoa pode ter vivido uma determinada emoção e apresentar um trauma ou ficar ansioso quando algo parecido está para acontecer, isso não é inteligência emocional. 
A Riley também poderia ter lidado com a mudança de escola de maneira diferente, colocando a ansiedade de lado e não prendendo as outras emoções. 






terça-feira, 18 de junho de 2024

O Nariz e Outras Crônicas

Por Patrícia Kelly em junho 18, 2024

 O Nariz e Outras Crônicas é uma coleção de crônicas que tem no máximo quatro páginas, o autor e também humorista tem uma linguagem popular , eu recomendo para jovens que queiram ingressar na carreira de humorista ou de redator, os textos são curtos, fáceis de ler, e podem ajudar o jovem escritor a trabalhar melhor com a linguagem escrita. 

Além disso o autor é conhecido por trazer temas atuais e discutir questões como a televisão e o cotidiano familiar : Vida em Manchete, O Home Sitiado e Ponto de Vista. 



terça-feira, 14 de maio de 2024

Receitas Juninas - Pipoca Doce

Por Patrícia Kelly em maio 14, 2024



Chegou a época do ano que tem tudo a ver com este blog, o mês de Junho quando é comemorada as Festas Juninas em homenagem a São Pedro e São João, vou começar a fazer minhas postagens com uma receita de dar água na boca pipoca de chocolate, as receitas de pipoca doce basicamente são bem simples de serem preparadas, se preferir pode preparar uma panela de pipoca sem sal e depois um caramelo para ser jogado por cima ou mistura-se a pipoca ao caramelo. 


Veja os ingredientes para preparo da pipoca doce de chocolate:

1 Xícara de Pipoca, se quiser mais pipoca aumente os ingredientes multiplicando por exemplo se colocar 1 xícara de pipoca e quiser duplicar a receita, multiplique por dois todos os ingredientes. 
3 Colheres de achocolatado, se quiser duplicar a receita multiplique por dois, seis colheres de achocolatado. 
Óleo

Modo de Preparo: Nesta receita você pode misturar a pipoca junto ao chocolate, utilize, apenas a medida de olho da receita, 3 colheres coloque na panela óleo e o chocolate, acrescente o milho de pipoca misture até que a pipoca comece a estourar, tampe a panela e pronto! 


Na Próxima Semana Tem Mais Receitas de 
Festa Junina, Pamonha de Colher !!!

terça-feira, 7 de maio de 2024

A Moreninha

Por Patrícia Kelly em maio 07, 2024

Eu não me considero um perito em Literatura Brasileiro, é mais um hobby que me mantém motivada para escrever, poderia ter feito pós graduação em literatura mas não me interessou na época e optei por outro curso, por ocasião do concurso público resolvi ler alguns livros depois de ter estudado sobre as escolas literárias brasileira, já que para o concurso não existia a exigência de ler um livro específico, então deixei pra ler depois de fazer a prova.  




Sempre me interessei pelo Realismo Naturalismo e Romantismo, acho que já disse isso em algum post , ai comecei logo por um título bem sugestivo " Moreninha", de Joaquim Manoel de Macedo. E buscando os trechos do tão falado Realismo Naturalismo que aborda as características do povo brasileiro, então vou tentar fazer um resumo do livro. 

Personagem Principal: Carolina ( A Moreninha) e Augusto ( o homem apaixonado), a Moreninha é prima de um dos melhores amigos de Augusto, na narrativa o narrador identifica as características físicas da menina e das tias que moram em uma casa no litoral. 

O romance é caracterizado como do período romântico pela data da sua publicação 1.844, além disso possui uma estrutura textual que pode ser utilizada no teatro com parágrafos identificados pelo travessão que são as falas dos personagens. 

Personagens Secundários: Augusto, Felipe e Leopoldo . Felipe convida Augusto para passar o final de semana na casa de suas tias, os três são estudantes e residem em São Paulo, é nessa casa que Felipe conhece Carolina (A Moreninha). 
Neste convite o autor descreve as características físicas das meninas, já que Augusto pergunta se as primas de Felipe são gentis e Leopoldo quer saber se elas são bonitas?

" - A mais moça tem olhos azuis , loira , faces cor-de-rosa e seios alabastros. "

Depois de saber das características das primas uma pálida  e outra de olhos azuis de Felipe, Augusto pergunta sobre a irmã de Felipe : 

" -Sim, tenho uma irmã é uma Moreninha de quatorze anos, chamada Carolina."

As Visitas de Augusto

O livro é repleto de conteúdo cultural que revelam característica dos personagens incluindo a fonte que tem origem das lágrimas de uma índia, apaixonada por um índio e não correspondida ela chora as lágrimas dando origem a cascata, a fonte está no quintal da casa de Carolina. 

Apesar de possuir algumas características da época , o texto parece bem atual eu me transportei para um convívio entre moças jovens e mais velhas, no entanto algo que chama a atenção no início do livro é a idade que tem Carolina 14 anos, em alguns trechos ela revela traços infantis como brincar de boneca e esconde esconde , coisas que deixam Augusto confuso. 

Além disso os dois devem lembrar-se de um momento do passado, quando Augusto deixa um breves para uma criança que está no leito de morte de seu pai, depois de encontrar o breves com Carolina , Augusto tem certeza de que é apaixonado por ela. 

Fim 

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Receitas Juninas- Pamonha de Colher

Por Patrícia Kelly em maio 03, 2024


Dai vc vai me dizer, pamonha de colher não é igual a cural, não porque a pamonha fica com muito mais gosto de milho verde do que o cural, apesar que eu gosto de cural e gosto de  pamonha também, rsrsrs. 

Bom post simples ingredientes como preparar a pamonha de colher pra Festa Junina, o cural todos já sabemos é só comprar o preparo do cural no super mercado que vem com a receita, a diferença é que a pamonha de colher não vem enrolada na folha de milho verde e é feita com milho da altinha, mas fica igualzinha a do interior :).  

Ingredientes para preparo de Pamonha de Milho Verde:

3 latas de Milho 600gr. de Milho Cozido
200 ml de leite ou leite de coco
6 colheres de açúcar
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1 pitada de sal
canela a gosto

Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, depois em uma panela coloque os ingredientes batidos e cozinhe em fogo médio por mais ou menos 20 minutos até engrossar. Para servir vc pode polvilhar um pouco de canela.